terça-feira, 14 de maio de 2013

Os Jogos da Fome


"Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica."


Acabei agora mesmo de ler Os Jogos da Fome e tenho de dizer que o adorei!!!
Pela primeira vez desde que me lembro, antes de ler este volume vi o filme baseado no mesmo. Já tinha ficado cativada pelo filme, mas fiquei deslumbrada pela história do livro. Como sempre, o livro revela-se melhor e, obviamente, mais completo, permitindo-nos uma maior compreensão do mundo que a autora criou.
Num mundo controlado até ao mais absoluto pormenor, encontramos na protagonista uma semente de rebelião contra um poder que procura ditar o destino de todos. Se por um lado o cenário que nos é apresentado vive da fome e do desespero de viver um dia de cada vez, por outro uma pequena porção deste cenário vive numa opulência exuberante. No meio de um evento bárbaro, usado para atemorizar um população com espírito em baixo, vemos a semente da rebelião ganhar raízes contra a injustiça e crueldade perpetuadas por aqueles que tudo têm e dominam.

É num dos distritos mais pobres e devastados que encontramos os protagonistas. A semente da revolução, Katniss, foi uma personagem que cativou, tanto pela maturidade como pela disponibilidade em sacrificar-se por quem significa tudo para ela. A constante lute pela sobrevivencia levou-me a revirar página atrás de página, envolvendo-me nos sentimentos da protagonista, embora já conhecesse o desfecho deste primeiro volume.

Outro ponto que fez disparar a minha curiosidade, especialmente agora para a leitura do segundo volume, é a relação da Katniss com o Peeta. A dualidade de sentimentos envolvidos e a divisão e conflito sempre presentes na protagonista deixam-me a aguardar curiosamente pelo desfecho desta série, uma vez que este livro apresenta (talvez) um pequeno indicio de algo que poderia facilmente resultar num triângulo amoroso (coisa que espero sinceramente que não uma vez que ando cansada deste tema).
Assim deixo-vos uma opinião extremamente positiva e expresso a minha vontade de terminar a leitura da trilogia assim que me for possível.
Ainda que já tenham visto o filme, aconselho a leitura do livro ;)


Bjinhos e Boas Leituras!!!
Mafs

Nenhum comentário:

Postar um comentário